Panorama da atuação das empresas japonesas na América Latina 2018

Apr 29, 2019




Anualmente, a JETRO realiza pesquisa com o objetivo de ilustrar as condições de negócios das empresas japonesas na América Latina e as principais transformações no ambiente de negócios da região. A pesquisa fornece informações que podem contribuir com a elaboração de estratégias internacionais das empresas japonesas, e servir de referência para a formulação de sugestões visando a melhoria do ambiente de negócios dos países latino-americanos.


A pesquisa tem como escopo empresas japonesas atuantes em sete países da América Latina (empresas que apresentem participação societária, direta ou indireta de pelo menos 10% de sócio de nacionalidade japonesa).


Das 687 empresas às quais foi solicitada a pesquisa, 342 apresentaram respostas, uma porcentagem de retorno de 49,8%.


O levantamento foi realizado no período de 1º a 30 de novembro de 2018.

                 
Síntese dos resultados:


O ano de 2018 foi marcado por maior incerteza no ambiente político e econômico na América Latina, com cautela na evolução dos negócios por parte das empresas japonesas instaladas no continente. Uma das principais razões dessa incerteza foi a mudança de governos nos principais países, criando a necessidade de analisar os rumos das novas políticas governamentais.


Contudo, após os resultados eleitorais, há uma percepção de melhora no clima de mercado para 2019, exceto na Venezuela.


Com relação ao Brasil, destaca-se o impacto positivo do novo governo, aumentando a previsibilidade das políticas públicas. As empresas japonesas sinalizam retomada da confiança para realizar investimentos no país, apresentando a melhor perspectiva de resultado operacional na região em 2019, em comparação com o ano anterior (Indicador de Difusão: 46,9%).


O Brasil foi o único país na América Latina que apresentou aumento das respostas positivas relacionadas ao direcionamento dos negócios para os próximos dois anos, impulsionados pela expectativa de “aumento das vendas no mercado local” (86,7% das respostas).


Dentre os principais desafios às corporações japonesas no Brasil, foram citados:
- Dificuldades comerciais/vendas: concorrência, esfriamento dos principais mercados, dificuldades para encontrar novos clientes;
- Dificuldades financeiras: variação cambial, carga fiscal;
- Dificuldades trabalhistas: reajuste salarial, processos judiciais trabalhistas, qualidade dos funcionários;
- Dificuldades de comércio exterior: procedimentos aduaneiros complexos, desembaraço aduaneiro demorado, elevada tributação da importação;
- Dificuldades na área produtiva: maior custo de aquisição de insumos, dificuldade para aquisição de insumos e peças, redução de custos no limite, infraestrutura logística.]

Para conferir o relatório completo, acesse:

Português: “Pesquisa: Retrato das Empresas Japonesas Atuantes na América Latina Edição 2018 – Resultados da enquete”, Fevereiro de 2019.

Link: https://www.jetro.go.jp/ext_images/en/reports/survey/pdf/rp_firms_la2018pt.pdf

Inglês: “The 2018 Survey on Business Conditions of Japanese Companies in Latin America”, February 2019.

Link: https://www.jetro.go.jp/ext_images/en/reports/survey/pdf/rp_firms_la2018en.pdf

Japonês: 2018年度 中南米進出日系企業実態調査20192月)

Link: https://www.jetro.go.jp/ext_images/_Reports/01/534aedc512ccb88c/20180039.pdf

Espanhol: Encuesta sobre la situación de los negocios de las empresas japonesas en América Latina (año fiscal 2018) – informe de resultados”, Febrero de 2019.                

Link: https://www.jetro.go.jp/ext_images/en/reports/survey/pdf/rp_firms_la2018es.pdf