Mais de 100 lojas e restaurantes do Brasil participam do Mês do Macarrão Japonês

Oct 29, 2021




“MEN めん MATSURI - O mês do macarrão japonês” no Brasil, será promovido em novembro, celebrando a variedade e riqueza das massas japonesas.  Restaurantes enaltecem as receitas especiais quentes e frias, e lojas darão destaque aos macarrões importados em suas gôndolas.

O macarrão é uma invenção chinesa, que conquistou o mundo. Uma vertente foi para a Itália, transportada por Marco Polo. A outra vertente foi para o Japão, por meio de monges budistas no período Nara entre (710 -790). Os japoneses adoram o macarrão e criaram seus próprios tipos de massa, como ramen (mais conhecido como lámen), soba, soumen e udon, que são consumidos há séculos e estão se tornando cada vez mais conhecidos mundo afora, incluindo o Brasil. Por aqui, restaurantes oferecem variados pratos com os diferentes tipos de macarrão japonês, e as lojas especializadas vendem cada vez mais pacotes dessas massas, para que as pessoas possam preparar as receitas em casa.

Para incentivar que mais brasileiros conheçam os vários tipos de macarrão japonês, a JETRO (Japan External Trade Organization), agência japonesa de fomento ao comércio exterior, promove o “Men めん MATSURI - O mês do macarrão japonês” em novembro, em todo o país. “Men” é a palavra japonesa para macarrão.

Assim como ocorreu no “Mês do Karê”, promovido em outubro, mais de 100 estabelecimentos de todo o Brasil – entre lojas que comercializam produtos orientais e restaurantes que oferecem pratos japoneses – realizarão diversas ações para promover os macarrões japoneses. As lojas colocarão pacotes de diferentes tipos e marcas em destaque em suas gôndolas, além de produtos relacionados, como caldos, molhos e temperos usados em seu preparo. Os restaurantes oferecerão pratos especiais ou vão evidenciar os macarrões de seu cardápio.

Todos os estabelecimentos participantes têm o selo Japanese Food Supporter Store, um programa de certificação instituído pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, que concede um selo para lojas e restaurantes que comercializam e promovem alimentos e bebidas japoneses no exterior.

Entre massas frescas, secas e instantâneas, o Japão produziu 1,5 bilhão de toneladas em 2020, segundo a Japan Food Journal.

Os diferentes tipos de macarrão:

Ramen (Lamen) – é feito de farinha de trigo, ovo e água alcalina – que lhe confere a cor amarelada e a consistência escorregadia. Em sua versão mais tradicional, o macarrão é servido imerso em um caldo à base de ossos de porco, frango ou peixe e temperado com um tarê (molho) que dá sabor a essa sopa, como missô, shoyu e sal. Acompanham itens como chashu (carne de porco marinada no shoyu), alga nori, ovo cozido e cebolinha picada. Atualmente, existem versões diferentes de ramen, sem caldo ou mesmo frio. 

Udon – é um macarrão de fio branco e mais grosso, feito de farinha de trigo, de consistência firme e sabor suave. É servido normalmente em um caldo quente à base de dashi, mirin (um tipo de saquê para fins culinários) e shoyu. Acompanhamentos como tempura e ovo cozido dão nomes aos diferentes tipos de udon.

Soumen - macarrão branco e muito fino, feito com farinha de trigo, água e sal, o soumen é muito popular no verão, quando costuma ser servido frio ou mesmo gelado. Na hora de comer, a pessoa pega a porção desejada do macarrão e coloca em uma tigela com molho tsuyu, que pode ser acompanhado de cebolinha, gengibre ou myoga, o broto de gengibre japonês.

Soba – feito com farinha de trigo sarraceno, o soba (lê-se sobá) pode ser servido quente ou frio. Ele pode vir mergulhado em uma sopa feita com caldo de peixe, shoyu, açúcar e mirin, ou acompanhado de molho tsuyu. Uma versão bastante conhecida é o Zaru Soba, (soba servido sobre uma peneira), que pode ser consumido apenas com um caldo frio, cebolinha picada, nabo ralado e wasabi.

Outros tipos – além dos citados, existe ainda o Harussame, um macarrão transparente, feito a partir de amido, como o de feijão mung ou de fécula de batata, e que pode ser consumido frio ou quente. O hiyamugui é semelhante ao soumen, mas com espessura um pouco mais grossa. O itokonyaku é um macarrão feito de konjac (tubérculo de origem japonesa), gelatinoso, de sabor suave e com poucas calorias.

Convidamos a todos para visitarem os estabelecimentos e aos que provarem ou criarem suas receitas, convidamos a compartilhar suas experiências em suas redes sociais usando as hashtags #mesdomacarraojapones e #jetromesdomacarrao.

Veja no mapa os Estabelecimentos que estão participando do Mês do Macarrão.

Acesse a lista de Estabelecimentos que estão participando do evento aqui <PDF> (219KB) 

SERVIÇO

MEN めん MATSURI - MÊS DO MACARRÃO JAPONÊS

Período: de 1 a 30 de novembro de 2021

Estabelecimentos participantes: veja no arquivo anexo (PDF) 

Promoção: JETRO - Japan External Trade Organization (organização oficial de comércio exterior e investimentos do Japão)

Colaboração: Embaixada do Japão no Brasil, Consulados do Japão no Brasil

Assessoria de Imprensa da JETRO para a projeto Mês do Macarrão japonês:
Jo Takahashi - jotakahashi@docultural.com.br
Chiaki Karen Tada - karen@docultural.com.br 

Contatos da JETRO: 

Hiroyuki Saito - Hiroyuki_Saito@jetro.go.jp (日本語)

Elina Oshima - Elina_Oshima@jetro.go.jp (português)

Acesse o Press release aqui <Word> (25KB) 



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Para saber mais sobre o Programa de Certificação Japanese Food Supporter Store, acesse: https://www.jetro.go.jp/brazil/atividades/jpfood.html

Para obter o Certificado, fale consco: sao-project@jetro.go.jp



SOBRE A JETRO SÃO PAULO (https://www.jetro.go.jp/brazil) 

A Japan External Trade Organization (JETRO) atua no Brasil há mais de 60 anos no fomento de comércio e investimentos entre empresas dos dois países e na atração de investimentos brasileiros para o Japão, além do aprimoramento do ambiente de negócios. Estabelecida em 1958 em Tóquio, conta com 46 escritórios domésticos e 73 no exterior, em 54 países. No Brasil, conta com um escritório na capital paulista.

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