Japan Foods reúne o melhor da gastronomia milenar japonesa pela primeira vez no Brasil

Feb 19, 2010

Organizado pela Jetro São Paulo, loja-evento promoverá degustação e venda experimental de 32 produtos fabricados por 21 empresas.

O sabor singular da culinária japonesa ganhará de 19 de fevereiro a 10 de março um novo endereço em São Paulo. A Japan Foods, loja-evento promovida pela Jetro – Japan External Trade Organization, reunirá no Pão de Açúcar Iguatemi grande variedade de alimentos e bebidas japonesas em formato de degustação, venda experimental e pesquisa de opinião.

Sucesso na Índia e no Vietnã, o evento chega ao Brasil com objetivo de fomentar o consumo de produtos japoneses. Para Hiroshi Hara, diretor vice-presidente da Jetro São Paulo, ”o Brasil é uma enorme potência para o consumo de produtos alimentícios japoneses. Somente em São Paulo existem mais de mil restaurantes e 100 lojas especializadas na culinária japonesa”.

“Uma cidade que tem uma colônia japonesa tão grande, com um público de nível cultural alto e conhecedor da culinária japonesa, merece uma ampla linha de produtos selecionados”, explica Paulo Lima, diretor de Conceito, Inovação e Mercadorias da rede Pão de Açúcar, que acredita no sucesso comercial dos saquês e dos doces da Japan Foods.

Além do formato Antenna Shop no supermercado Pão de Açúcar, a Japan Foods contará com abertura para convidados no restaurante Kinoshita, comandado pelo chef Tsuyoshi Murakami. Serão apresentadas inusitadas maneiras de preparo dos ingredientes importados japoneses com degustação de entradas originais e pratos criados por Murakami.

“Acima de tudo, queremos tornar a culinária japonesa mais conhecida entre os brasileiros que, a cada ano, aumentam seu interesse pelos alimentos do Japão. Trata-se de disseminar a cultura japonesa acima de tudo”, finaliza Hara.

Tradicionalmente, os principais itens importados são os de consumo imediato, como bebidas, temperos, curry em formato retort, doces, gomas de mascar, confeitaria e massas (inclusive macarrão instantâneto). As importações de ingredientes para a culinária são reduzidas, o que estimulou a iniciativa da Antenna Shop no Brasil, para divulgar as formas de preparo destes ingredientes e temperos e de como devem ser utilizados nas casas dos brasileiros.
Sofisticação oriental de sabores únicos

Dentre os 32 produtos que estarão expostos na Antenna Shop da Japan Foods, alguns destacam-se pela simplicidade e sabor singular, características da milenar, porém contemporânea, gastronomia japonesa.

Entre as novidades, o Missô Shinshu, fabricado pela Marukome de Tokyo, que dispensa o trabalho de dissolver na água por ser comercializado líquido. O Kokuwa-saquê, licor de baby kiwi – fruta chamada de kokuwa no Japão – fabricado pela Gassan Shuzo, de Yamagata. O licor misturado com leite de soja resulta em um delicioso coquetel. Isento de aditivos, o Dressing para salada é produzido com gergelim dourado, um produto da Fuuki Shokken, de Osaka.

Uma das estrelas será certamente a Geléia de Sakura, cuja matéria-prima é a flor de cerejeira, símbolo do Japão. A geléia é produzida em Aichi, localizada na ilha de Honshu, pela empresa Kojima Shokuhin. Colhida ainda verde, a fruta cítrica Yuzu combinada com a pimenta chili são as bases do Yuzu Kosho, tempero da Kagurasato, de Miyazaki.


Portfólio da Japan Foods

Alimentos processados: Geléia de Sakura, M-matsurikan Hi-fu-Wakamejiru, chá verde orgânico em pó, missô liquido Shinshu e missô branco orgânico Mikaeri Bijin.

Tsukemono (conservas): Kabukizuke e Akakabu

Bebidas: Kagaturu Umeshu, licor de ameixa verde, Oyama Honjozo, Ichinokura Honjozo Karakuchi, saquê Hana Utsutsu, Yuzu Sake e Kokuma Sake e saquê fermentado sob a neve.

Doces: Ice Cream Vanilla, Ice Cream Matcha, Sweet Wa Potato, Wa Melon, Chapéu-lilás, Ajishino Sakura, Moehino Moe, Hana Awayuki, Kyoho no Aji, Mi Yu Ki, Sushi-Ame, Snacks Wasabi Pumpkin e Onigiri Sembei.

Temperos: Dressing de gergelim dourado, Garlic steak sauce, Tonkatsu sauce e Yuzu Kosho.

Japan Foods
19 de fevereiro (sexta-feira) a 10 de março (quarta-feira)
Supermercado Pão de Açúcar Shopping Iguatemi
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232
Das 10:00 as 22:00 horas
Sobre a JETRO

Entre as principais atividades realizadas pela JETRO – Japan External Trade Organization estão a promoção ao investimento no Japão e aos acordos de negócios em alta tecnologia; a cooperação para a formalização da EPA – Acordos de Parceria Econômica; assistência às pequenas e médias empresas; elaboração de pesquisas sobre economias em desenvolvimento e relatórios / estatísticas setoriais; além de facilitar o crescimento econômico por meio da promoção ao comércio exterior. Atualmente, a JETRO emprega mais de 1.6 mil colaboradores espalhados no Japão (38 escritórios e o IDE Instituto de Economias em Desenvolvimento) e outros 54 países (72 escritórios).


Mais informações:
Assessoria de Imprensa Japan Foods
Fiult Assessoria de Eventos
Claudio Almeida
Tels: 11.7888.4089 – ID: 9*40516
11.8369.1826
e-mail: claudinho@fiult.com
site: www.fiult.com

Para mais informações : http://www.japanfoods2010.com.br/