Japan Design desembarca no Brasil com o melhor do design japonês

Sep 24, 2009

São Paulo sedia pela primeira vez evento que já passou por Nova York, Paris e Milão. Coordenado pela Suriana Trading e Angela Hirata, com concepção de Walter Rodrigues

Tecnologia de ponta e tradição milenar sempre foram características intrínsecas dos japoneses. Agora, o Japan Design, evento de exposição e venda direta ao público de produtos de arte, moda e design japoneses organizado pela JETRO – Japan External Trade Organization, chega a São Paulo. O evento será realizado de 22 de setembro a 4 de outubro no Shopping Iguatemi, São Paulo.

Com coordenação da Suriana Trading e de Angela Hirata, consultora da São Paulo Alpargatas, o evento é uma iniciativa da JETRO São Paulo, organização sem fins lucrativos relacionada ao Governo Japonês, que tem como objetivo promover o comércio e os investimentos entre o Japão e demais países do mundo.

“São Paulo, uma das grandes capitais do mundo, está em sinergia com o evento que já passou por Milão, Paris e Nova York. Esperamos um público seleto, consumidor de arte e design, que prima pela qualidade e sofisticação dos produtos japoneses”, explica Hiroshi Hara, Diretor Vice-Presidente da Jetro, São Paulo. “Moscou e Dubai serão os próximos destinos”, completa.

Em um espaço criado pela empresa Criacittá, 14 empresas japonesas dos segmentos de arte, moda e design mostrarão produtos milenares e de alta tecnologia como facas, bolsas e móveis. A produção deste produtos sempre está ligada à conservação do meio ambiente.

A Moritaka Hamono, da provincia de Kumamoto, e Fuji Cutlery, de Niigata, estarão presentes no evento com suas famosas e milenares facas gourmet para uso profissional e doméstico, produzidas artesanalmente com a mesma técnica utilizada há mais de 700 anos. A grife de moda feminina Ecomaco, de Nagano, produz peças de modelagem exclusiva, utilizando seda, algodão, fibra de ácido poliláctico de milho tingidos naturalmente.

De Oita, a Aki utiliza papelão cortado a lazer em suas criações. São formas de animais, manequins, embalagens, confeccionadas em papelão reciclável e recortadas em três dimensões que podem ser desmontados. Utilizando a técnica Nishijin, iniciada na Era Heian (séculos VII ao XII), que utiliza fios de seda na confecção de quimonos, a Hosoo traz para o Japan Design capas de almofadas com ricas estampas e detalhes em fios dourados e prateados.

Tapetes e mobílias fabricadas em junco, produtos valorizados por pela resistência e durabilidade, são algumas das peças que serão expostas pela Soejima, da provincia de Fukuoka, e Okiso, de Okayama. A Taniguchi traz luminarias assinadas pelo premiado designer japonês radicado na Itália Toshiyuki Kita. As peças são confeccionadas em papel artesanal washi, com técnica única em que não há emendas em suas cúpulas.

Acessórios pessoais e objetos de decoração de mesa, são alguns dos produtos da Isuke, de Kyoto. Utilizando a milenar tecnica Urushi, pintura em laca que remonta há mais de cinco mil anos, as peças em madeiras e resina têm acabamento brilhante e fino trabalho.

O jeans também estará presente no evento: Big John de Okayama e Blueway de Hiroshima trazem os conhecidos jeans japoneses que primam pelo acabamento impecável, tingimento e formas de lavagens desenvolvidas no Japão. Fundada há mais de 120 anos em Kyoto, a Kimura Ohshido, traz os tradicionais Ningyo, bonecos de porcelana e tecido, que representam o desejo de felicidade, e as famosas Kokeshi, bonequinhas confeccionadas em madeira. As porcelanas da empresa Miyake, de Gifu, são fabricadas com a tecnica Kusarashi, considerada uma das mais tradicionais do Japão. Seus relevos contam com a riqueza do ouro e da platina em desenhos da clássica representação japonesa da flor de cerejeira.

O conceito furoshiki, tecido estampado quadrado, de aproximadamente 70 a 100 cm, que a Maimu (Rui Mates) traz para o Japan Design, já está intimamente ligado no estilo de vida tradicional dos japoneses. Utilizado para embrulhar, embalar ou carregar objetos também pode ser amarrado na cintura como pochete. O furoshiki traz para o ocidente, o conceito dos 3Rs (reduzir, reciclar e reutilizar).

Sobre a JETRO

Entre as principais atividades realizadas pela JETRO – Japan External Trade Organization estão a promoção ao investimento no Japão e aos acordos de negócios em alta tecnologia; a cooperação para a formalização da EPA – Acordos de Parceria Econômica; assistência às pequenas e médias empresas; elaboração de pesquisas sobre economias em desenvolvimento e relatórios / estatísticas setoriais; além de facilitar o crescimento econômico por meio da promoção ao comércio exterior. Atualmente, a JETRO emprega mais de 1.6 mil colaboradores espalhados no Japão (38 escritórios e o IDE Instituto de Economias em Desenvolvimento) e outros 54 países (72 escritórios).

Mais informações:
Fiult Assessoria de Eventos
Claudio Almeida
almeidacs@uol.com.br